A importância do contexto na Gestão de Produtos
Gerenciar um time de PMs é uma tarefa desafiante. O PM é moldado por anos para questionar tudo e qualquer coisa. Por isso, qualquer direcionamento que é passado precisa estar muito bem embasado. Acima de tudo, se você estiver fazendo um trabalho bem feito como líder, o seu time vai ter pessoas tão boas ou até melhores do que você. Nesse cenário, apenas embasar as suas decisões não é o suficiente. Você precisa alinhar todo mundo sobre o contexto em que eles estão inseridos e no qual estas decisões foram tomadas.
Se o seu time entender o contexto existente e os objetivos que eles precisam alcançar, eles vão encontrar a melhor forma de chegar até lá. Parece óbvio, mas na prática não é tão simples assim. Contextualizar todas as pessoas do seu time e manter o alinhamento delas, requer trabalho. Você precisa ter clareza de onde você quer que o seu produto chegue. Precisa entender e comunicar todo o contexto no qual o seu produto está inserido. Precisa remover qualquer dúvida ou desconfiança com relação ao objetivo final. E, além disso, você precisa confiar que o seu time vai ser capaz de descobrir por conta própria como alcançar esse objetivo.
Nesse cenário todo, o seu papel como líder é garantir o alinhamento de todos os vetores (como explicado muito bem neste post do Dharmesh Shah sobre um papo dele com o Elon Musk). É questionar e provocar o seu time a criar estratégias cada vez melhores. É escutar e confiar no seu time e garantir que eles façam o mesmo com você. Você precisa saber muito bem o que vocês, como time, precisam alcançar. Mas o como isso será feito, é trabalho de cada um dos Product Managers. Se eles não conseguirem fazer isso bem, você está falhando como líder. Seja porque você não está conseguindo comunicar os objetivos e contexto correto. Ou seja porque você está mantendo PMs no seu time que não deveriam estar nele.