Seja muito bem vindo ou bem vinda ao Product Backstage!
Desde o começo o Backstage tem como propósito gerar conteúdos de qualidade sobre Produto para a comunidade brasileira, instigando o senso crítico e nos ajudando a criar produtos com mais qualidade, organizações de produto mais maduras e evoluindo nas nossas próprias carreiras. Para que isso seja possível, o objetivo do Backstage é fornecer esse tipo de informação através do compartilhamento de experiências práticas minhas ou de pessoas convidadas, promover discussões, realizar benchmarks e trazer recomendações de conteúdos de profissionais de qualidade comprovada, com um track-record real e de sucesso em empresas no Brasil ou no exterior.
Ao longo da minha carreira eu tive muitos acertos, mas cometi muitos erros também. Quando olho pra trás, com a experiência que tenho hoje, eu certamente tomaria decisões diferentes, que possivelmente mudariam bastante o caminho que eu trilhei. E isso é verdade para a grande maioria das pessoas que converso, quase sempre aprendemos empiricamente, sem um apoio de pessoas mais experientes para nos guiar e inspirar. O Backstage pretende ser esse canal onde as pessoas podem acessar informações e profissionais de qualidade, que provavelmente não teriam como acessar de outra forma, ou pelo menos sem tanta facilidade.
Minha intenção com essa iniciativa é devolver para comunidade tudo o que aprendi com ela e também inspirar, para que tantas outras pessoas, e consequentemente empresas, possam cada vez mais buscar pelas melhores práticas de gestão de produtos, criarem produtos de impacto e carreiras de sucesso.
Que conteúdos você pode esperar?
Tipicamente os conteúdos que eu crio no Product Backstage vão estar em formato de artigos ou podcast e sempre busco seguir três grandes linhas de conteúdo:
Crafting careers: como construir uma carreira em produto, avançar em escopo, salário, responsabilidades, etc.
Crafting product organizations: como construir uma organização de produto, formar cultura, processos, times, estratégias, etc.
Crafting products: como construir produtos, fase de PMF, entender impactos de produto de acordo com modelo de negócio, criar novas categorias, posicionamento, novas tecnologias como AI e Blockchain, product discovery, customer discovery, etc.
Qual a frequência dos conteúdos?
Os episódios de podcast são lançados uma vez por mês, usualmente logo no começo do mês.
Já os artigos e outros materiais são exporádicos, sem uma frequência definada. Mas em média você vai receber um novo conteúdo por mês, além dos episódios de podcast.